Instituição faz apelo urgente à população: níveis dos estoques estão 75% abaixo do ideal – todos os tipos sanguíneos são necessários
O GSH Banco de Sangue de Araçatuba alerta para a situação crítica dos seus estoques, que estão operando com cerca de 75% abaixo do nível ideal. A unidade tem registrado uma média de 15 doações por dia, com queda ainda mais acentuada no início da semana, um número muito abaixo das 60 doações diárias necessárias para manter os estoques em níveis seguros.
O Banco de Sangue reforça que todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento. Segundo a instituição, fatores como a correria do dia a dia, a falta de informação sobre a doação e as gripes sazonais – que tornam muitos doadores temporariamente inaptos – são os principais fatores que impactam na queda nas coletas.
A instituição informa ainda que essa mobilização em busca de doadores vem justamente da preocupação real de que não faltem bolsas de sangue para o abastecimento dos hospitais, o que poderia comprometer cirurgias, atendimentos de urgência e tratamentos contínuos que dependem desse recurso essencial.
“Estamos enfrentando um momento extremamente delicado”, afirma Gilson Cirino, captador do GSH Banco de Sangue. “É fundamental que os doadores e toda a população se mobilizem o quanto antes para reverter esse cenário e garantir que os atendimentos hospitalares sigam”.
As doações podem ser feitas de segunda sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado, das 7h às 16h, no GSH Banco de Sangue de Araçatuba, localizado na Rua Gaspar de Lemos, 2 – Jd. Alvorada – anexo ao Hospital Unimed.



