Por recomendação do Governo de São Paulo, a cidade de Valparaíso, situada no interior do estado, iniciou uma intensificação da vacinação contra o sarampo e a rubéola, com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e prevenir surtos dessas doenças. A campanha, que se estenderá até o dia 24 de março, é uma medida preventiva diante da preocupação com o aumento de casos em algumas regiões.
A prefeitura de Valparaíso está promovendo uma campanha de conscientização, direcionada especialmente às escolas do município. Nesta terça-feira (19) e quinta-feira (21), das 8h às 14h, serão realizadas ações de vacinação e orientação sobre a importância da imunização. Na terça-feira, a campanha ocorrerá na Escola Municipal Dom Pedro, com a expectativa de vacinar 288 alunos de até 15 anos. Já na quinta-feira, será a vez da Escola Municipal Mário Covas receber a equipe de vacinação.
A rede municipal de ensino de Valparaíso abriga um total de 2.426 alunos com até 10 anos e 1.082 com até 15 anos, que estão entre o público-alvo da campanha. Além da imunização contra o sarampo e a rubéola, serão disponibilizadas vacinas para outras doenças, incluindo poliomielite, meningocócica C conjugada, febre amarela, entre outras, abrangendo um amplo espectro de proteção à saúde da população.
Sintomas de sarampo:
- Exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas, como:
- Tosse seca
- Irritação nos olhos (conjuntivite)
- Nariz escorrendo ou entupido
Sintomas da rubéola:
- Febre
- Dor de cabeça
- Exantema
- Gânglios cervicais aumentados