Nesta sexta-feira (1), foi confirmado o quinto caso de dengue do sorotipo 3 em Votuporanga (SP), após uma ausência de 15 anos na região.
A paciente, uma jovem de 23 anos residente em um bairro da região norte, encontra-se em bom estado de saúde, em casa, e está sendo monitorada pela equipe da Vigilância Epidemiológica, de acordo com informações da Secretaria da Saúde.
Outros casos
Uma mulher de 34 anos foi diagnosticada com o primeiro caso em 1º de novembro, destacando-se pela intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dor, manchas vermelhas pelo corpo, além de sangramento na urina e no nariz.
Os três casos subsequentes foram confirmados em 17 de novembro, todos concentrados em um bairro na região sul da cidade, e as pacientes estão em bom estado de saúde.
DENV3
O virologista Maurício Lacerda Nogueira, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), alerta para a identificação do sorotipo 3 do vírus da dengue na região, sendo o último caso registrado em 2008.
Ele destaca a preocupação, pois a presença desse sorotipo, ausente por mais de 15 anos, pode resultar em uma epidemia, especialmente devido à baixa imunidade da população.
A Fiocruz já havia alertado sobre o ressurgimento desse sorotipo no Brasil, aumentando o risco de uma nova epidemia, dada a falta de imunidade contra esse vírus desde as últimas ocorrências.
O virologista enfatiza que a dengue causa imunidade específica, e a suscetibilidade ao sorotipo 3 é significativa, aumentando a preocupação com a possibilidade de uma epidemia.