A cidade de Votuporanga (SP) registrou mais três casos de dengue sorotipo 3, variante que não era identificada na região há 15 anos, conforme informado em boletim divulgado nesta quinta-feira (7). A cidade agora totaliza oito casos da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde, as pacientes são três mulheres, incluindo uma de 10 anos da região Leste, uma gestante de 23 anos da região Sul e outra de 41 anos da região Oeste. Todas estão em casa e apresentam bom estado de saúde.
A Vigilância Epidemiológica monitora os novos casos.
Outros casos
O primeiro caso de dengue deste ano foi identificado em uma mulher de 34 anos no dia 1º de novembro, destacando-se pela intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dor, manchas vermelhas no corpo, sangramento pela urina e pelo nariz.
Em 17 de novembro, outros três casos foram confirmados no mesmo bairro da região Sul da cidade, e as pacientes estão se recuperando bem. No dia 1º de dezembro, o quinto caso foi registrado em uma paciente de 23 anos, residente na região Norte, também apresentando bom estado de saúde.
DENV3
O virologista da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), Maurício Lacerda Nogueira, alerta para a detecção do sorotipo 3 do vírus da dengue na região, identificado pela última vez em 2008. A presença desse sorotipo, ausente na região por mais de 15 anos, é motivo de grande preocupação, pois sua reintrodução pode desencadear uma epidemia.
A Fiocruz já havia alertado sobre o ressurgimento desse sorotipo no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Norte, indicando o risco de uma nova epidemia de dengue. A baixa imunidade da população frente a esse sorotipo aumenta a preocupação com a possibilidade de um surto.