Votuporanga registra aumento significativo de casos positivos para dengue

(Foto: Reprodução)

Em uma semana, os casos de dengue quase dobraram em Votuporanga (SP), passando de 65 em 22 de janeiro para 122 em 19 de janeiro, com mais 497 casos suspeitos em investigação, de acordo com a Secretaria de Saúde.

A cidade também confirmou três novos casos da variante tipo 3 da dengue, que não era registrada na região há mais de 15 anos. Com um total de 18 casos dessa variante, Votuporanga já contabiliza uma morte por dengue em 2024, além de um caso de febre chikungunya.

Em 2023, foram registrados 1.107 casos de dengue na cidade, incluindo 12 da variante tipo 3. A situação preocupa as autoridades de saúde, que intensificaram as ações de combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, diante do temor de uma possível epidemia.

A Fiocruz alertou a população no primeiro semestre deste ano sobre o ressurgimento do sorotipo 3 do vírus da dengue no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Norte. Especialistas estão preocupados com o potencial risco de uma nova epidemia, uma vez que a infecção por um sorotipo gera imunidade, mas é possível contrair dengue novamente ao ter contato com um sorotipo diferente.

A ameaça decorre da baixa imunidade da população em relação ao sorotipo 3, já que poucas pessoas foram infectadas desde as últimas epidemias.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS