O prefeito de Araçatuba, atual Lucas Zanatta (PL) tem semelhanças com outros dois ex-prefeitos. Vereador até 2024; prefeito em 2025 com a força política do bolsonarismo.
Zanatta de vereador passou direto a prefeito, como Sidney Cinti (na época MDB) em 1982, que disputou com Sylvio Venturolli (ex-prefeito- Arena), Waldir Filizolla de Moraes (ex-prefeito – MDB) e João Rezek (MDB). Cinti foi eleito pelo artifício da sublegenda. Cinti vereador até 1982; Cinti prefeito em 1983.
Cido Sério (PT) ganhou por 800 votos do candidato Dilador Borges (PSDB) em 2008, foi uma vitória surpresa. Maluly era prefeito cassado; Marilene Magri assumiu como vice por quatro meses. Carlos Hernandes, como vice, ajudou a eleição de Cido Sério, que havia se elegido deputado estadual em 2006 por voto corporatativo dos bancários em todo o Estado de São Paulo. Reelegeu-se em 2012; o vice Carlos Hernandes já não tinha tanta força.
O ponto cego é o futuro político de Lucas Zanatta, tendo em seu encalço o balaio de gato liderado por Fornari-Cido Saraiva (PP-MDB) e Dilador Borges (PSDB).
Ponto Cego – Rádio Cultura FM 95,5 Araçatuba
Hélio Consolaro