A Equipe de Transição do prefeito eleito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), solicitou nesta quarta-feira (27) à atual administração que inicie o processo de aquisição dos uniformes escolares para os alunos da Rede Municipal de Ensino, visando garantir a entrega no início de 2025. O pedido envolve a compra de mais de 16 mil kits, e gerou polêmica, já que a Prefeitura havia informado que essa responsabilidade seria da próxima gestão, o que poderia acarretar atraso na entrega.
A solicitação foi formalizada por meio de um ofício enviado à Prefeitura, no qual a equipe de Zanatta pede que a administração entre em contato com a BM Ind. e Com. de Equipamentos Ltda., fornecedora dos uniformes, e adote o mesmo procedimento de 2023, quando foi enviado um e-mail à empresa para adiantar a produção das peças.
A Equipe de Transição anexou a resposta da fornecedora, que afirmou ter atendido, de forma extraoficial, a Secretaria Municipal de Educação no ano passado. A empresa informou que, para adiantar o processo e garantir a entrega dos uniformes antes do início das aulas, basta um compromisso formal da Prefeitura informando que a solicitação será feita antes do empenho, previsto para janeiro.
A empresa também ressaltou que precisa da grade de tamanhos e quantidades dos uniformes até sexta-feira (29) para se planejar adequadamente. A Equipe de Transição se mostrou disposta a agilizar o processo, com o objetivo de evitar atrasos na entrega dos itens aos mais de 16 mil alunos da rede municipal.
Para esclarecer a situação, o vereador Lucas Zanatta, mesmo antes de assumir o cargo de prefeito, publicou um vídeo nas redes sociais. No material, ele explicou a falta de solicitação da atual gestão e reafirmou que tomará as providências necessárias para garantir a entrega dos uniformes dentro do prazo.
Zanatta reiterou que, apesar de a administração atual não ter feito a solicitação, o orçamento para a compra dos uniformes já está disponível. Ele cobrou que a Prefeitura apenas encaminhe o e-mail à empresa, como foi feito no ano passado, para que os uniformes sejam entregues aos alunos no início do ano letivo de 2025.
A situação gerou preocupação entre os envolvidos, já que o atraso na solicitação e aquisição dos uniformes comprometeria o planejamento e a distribuição adequada para os alunos. O prefeito eleito se mostrou determinado a resolver o impasse e garantir que os estudantes recebam seus kits no início do próximo ano letivo.