RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

122 presos não voltaram ao presídio após saidinha temporária do feriado de Corpus Christi

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, eles agora são considerados foragidos e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto. Sendo encaminhados ao regime fechado quando forem recapturados.

Quase 150 presos não retornam da saída temporária no Vale do Paraíba e Litoral Norte

No período do feriado de Corpus Christi de 2025, 3.170 detentos foram beneficiados com a saída temporária, e de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), 122 desses, não retornaram para as penitenciárias da Baixada Santista.

Segundo a SAP, benefício da saída temporária é usado como forma de ressocialização e manutenção dos vínculos dos presos com o mundo fora do sistema prisional. Detentos em regime semiaberto podem ter o direito a quatro saídas temporárias por ano, cada uma com duração de até sete dias. O calendário dessas saídas é definido pelo Poder Judiciário, responsável pelas concessões, conforme a Lei de Execução Penal e a Portaria Deecrim nº 02/2019.

O benefício é para presos em regime semiaberto que cumpriram 1/6 da pena, caso o preso seja primário e 1/4 caso seja reincidente. Vale ressaltar, que a concessão é apenas aos presos que apresentam boa conduta carcerária.

No último benefício concedido no dia 17 de junho para 1.934 presos de Mongaguá, 1.188 de São Vicente e 48 de Praia Grande, os detentos teriam que voltar para o encarceramento no dia 23 de junho, sendo que, 122 não retornaram.

De acordo com a SAP, eles agora são considerados foragidos e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto. Sendo encaminhados ao regime fechado quando forem recapturados.

Veja por cidade, a quantidade de detentos que não retornaram à prisão na Baixada Santista:

LocalBeneficiadosNão retornaram
Mongaguá1.934102
São Vicente1.18820
Praia Grande480

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS