A Prefeitura de Santos apresentou ideias para colaborar com a modernização das atividades portuárias. Nesta terça-feira (24/10), durante o 4º Inova Porto, realizado no Centro de Convenções de Santos, foram mostradas propostas para fomentar soluções tecnológicas para fortalecer as contribuições da Cidade às atividades portuárias.
Segundo a administração, este é um dos principais objetivos que estão sendo criados pela Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS). O evento da Autoridade Portuária de Santos (APS) pôde conferir a iniciativa, que será colocado em prática nos próximos meses, de acordo com a prefeitura.
No painel ‘Como a Inovação Pode Fomentar a Relação Porto-Cidade?’, ministrado pelo prefeito Rogério Santos, foi apresentada uma das diretrizes que visa estimular a criação de startups (empresas em fase de desenvolvimento) que possam desenvolver soluções para alavancar segmentos, entre eles o portuário.
“São políticas para incentivar startups que tragam soluções tecnológicas para Santos nas mais diversas áreas, como na operação das comportas dos canais, na área ambiental, na batimetria e tecnologia ligada a drones aéreos e subaquáticos”, explicou o chefe do executivo santista.
Durante o painel, ele citou como exemplos os avanços do Parque Tecnológico de Matosinhos, em Portugal, que além de produzir carros elétricos, está desenvolvendo tecnologia para a Nasa, nos Estados Unidos.
“É um parque tecnológico ligado ao Porto. Lá vi a produção de drones subaquáticos, que vamos precisar aqui, por exemplo, na implantação do Parque Palafitas (projeto-piloto de habitações no Dique da Vila Gilda)”.