Nesta quarta-feira (26) acontece em Santos, a 6ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente da Região Metropolitana da Baixada Santista. A ação, organizada pelo Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos (CMDCA), será na sede da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e vai debater os reflexos que a pandemia deixou na vida do público infanto-juvenil.
O tema destacado é sobre a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19. Segundo a organização, nele serão abordadas questões de violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.
De acordo com a prefeitura, o objetivo é promover ampla mobilização social nas esferas municipais para refletir e avaliar os reflexos da pandemia na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.
Participam da conferência crianças e adolescentes, conselheiros de Direito e Tutelares que atuam em Santos e Região Metropolitana; representantes de conselhos setoriais, órgãos públicos, organizações da sociedade civil, Universidades, fóruns, redes que têm atuação na promoção, proteção, defesa e controle social de direitos de crianças e adolescentes, entre outros.
O endereço da Unimes é Rua Barão de Paranapiacaba, 15, Encruzilhada. A Conferência acontece das 8h30 às 17h.
Confira a programação:
- 8h – Café de boas-vindas e credenciamento dos delegados e participantes
- 8h30 – Atividade cultural – Praia Grande
- 9h – Apresentação e deliberação do Regimento da Conferência
- 9h30 – Abertura oficial do evento
- 10h – Palestra Magna da educadora e Chefe de Departamento de Planejamento Educacional da Seduc Santos – Fabiana Riveiro
- 10h45 – Orientação para os grupos de trabalho
- 12h – Intervalo para almoço
- 13h – Trabalhos em grupo
- 15h – Plenária final: deliberação das propostas dos eixos, moções e eleição dos delegados para a Conferência Regional
- 17h – Atividade cultural (a definir)
- 17h30 – Encerramento