Neste sábado (28/10) e domingo (29/10) tem dica de passeio em Cubatão. O público, especialmente os fãs de trens elétricos em miniatura poderão conferir o 9º Encontro de Ferromodelismo, das 9h às 17h, na Estação das Artes, antiga estação ferroviária da cidade.
Segundo os organizadores, o evento reunirá amantes do hobby de várias cidades do litoral paulista e de outras regiões do estado de São Paulo. A entrada é gratuita.
Para a presidente do Instituto Afonso Schmidt, Nalva Leal, o encontro é muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura e chegou o momento de retomá-lo.
“A última edição ocorreu em 2016, e é considerado um grande evento turístico da cidade. Nossa região reúne muitos praticantes desse hobby, e costumamos receber pessoas de vários Estados brasileiros. Para esta edição, espera-se grande público, não só da cidade, mas de toda a região metropolitana da Baixada Santista, da Grande São Paulo e do interior”, afirma.
Ainda de acordo com Nalva, durante o evento, o público poderá conhecer as maquetes e obter informações sobre esta fascinante atividade.
“O ferromodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada para um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma ótima justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, conclui.
Além de maquetes e dioramas, haverá uma feira de artesanato com trabalhos produtores locais, o Festival do Cambuci, que, mais uma vez, traz à cidade produtos feitos a partir desse fruto oriundo da Mata Atlântica, lojas e uma praça de alimentação.
A Estação das Artes fica na Avenida Nove de Abril, nº 2.800, na Vila Nova, em Cubatão.
Evaldo Santana
Além da exposição, o Encontro também vai promover uma homenagem ao articulador cultural, ex-servidor e industriário Evaldo Santana, que faleceu em 2021. Nascido em Monte Alegre, Sergipe, Evaldo veio para Cubatão aos 3 anos de idade.
Trabalhou em indústrias do polo petroquímico como caldeireiro. Interessou-se pelo teatro no início da década de 1970 atuando em peças de Maria Clara Machado como “Pluft – o fantasminha camarada” e “O Boi e o Burro a Caminho de Belém”.
Na encenação da paixão de Cristo atuou desde 1973 em papéis como o carrasco e Centurião da Guarda Romana. Mais recentemente, foi servidor na Secretaria Municipal de Cultura entre 2012 e 2016, atuando nos principais eventos da cidade destacando-se, sobretudo, como Papai Noel.