RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

“A campanha continua” Mais de 100 mil doses de vacina contra a gripe foram aplicadas em Santos

Com campanha desde 1º de abril, Santos chegou à marca de 101.534 doses de vacina contra a gripe aplicadas em residentes da cidade. Em 2025, o Ministério da Saúde incluiu essa vacina obrigatória na carteirinha de três públicos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos acima de 60 anos.

Em Santos, 45,27% dos idosos já garantiu a sua dose; assim como 32,14% das gestantes e 26,73% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Mas a vacinação está disponível para qualquer pessoa, a partir de 6 meses de vida. Basta procurar uma policlínica de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h, apresentando um documento com foto e CPF para o registro no Ministério da Saúde.

Neste sábado (14), das 10 às 16h, a vacinação contra a gripe estará na Fonte do Sapo (orla da Aparecida), dentro da programação do Dia Mundial do Doador de Sangue.

“Estamos satisfeitos com esse desempenho em dois meses de campanha, seguimos em frente para facilitar o acesso a essa vacina e, gradativamente, proporcionar mais saúde e bem-estar, com menos pessoas doentes e menos hospitalizações”, afirma o secretário de Saúde, Fábio Lopez.

 A vacina contra a gripe protege dos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. É necessário que seja tomada anualmente, pois a formulação é atualizada, considerando sempre as mutações pelas quais esses vírus passaram recentemente. Após a administração da dose, o organismo leva de 2 a 3 semanas para iniciar a produção de anticorpos.

A doença

A gripe é transmitida por gotículas da fala, tosse ou espirro, pelo ar e ao tocar em superfícies contaminadas. Por isso, quando as temperaturas caem e as pessoas mantêm-se por mais tempo em ambientes fechados, é importante estar ainda mais protegido com a vacina, que á medida mais eficaz de proteção para evitar casos graves e óbitos pela doença.

Outras medidas que evitam a transmissão é manter os ambientes arejados, com janelas abertas; manter as mãos limpas; tossir ou espirrar protegendo o rosto com a dobra do cotovelo; usar máscara ao apresentar sintomas gripais;não compartilhar objetos pessoais; evitar tocar nariz, olhos e boca.

Sintomas da Gripe

Febre alta

Dor muscular

Dor de garganta

Dor de cabeça

Coriza

Tosse

Fadiga

Em casos graves, dificuldade respiratória

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS