Poucos dias depois da entrega do píer de acessibilidade da Ponte Edgard Perdigão, em Santos, o estrago foi registrado. A ressaca que atingiu a cidade e a Baixada Santista nesta quinta-feira (28/09), danificou a estrutura.
Um vídeo mostra o momento em que o píer flutuante é atingido pela força da maré. Ele pesava 24 toneladas e estava interligado ao atracadouro por uma passarela articulada para permitir o acesso de cadeirantes às embarcações que atracam na Ponte. Ainda na imagem foi possível ver vidraças da Ponte também quebraram e deixaram vidros espalhados pelo chão na quinta-feira. Além disso, diversos resíduos foram espalhados pela orla.
A ressaca era prevista pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, após alerta emitido nesta semana. Por isso, o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos chegou a decretar estado de atenção.
Segundo a prefeitura, por meio de nota, a maré avançou cerca de 2 metros na Ponta da Praia na madrugada e, de acordo com o sensor de Praticagem, as ondas chegaram a 4 metros na Ilha das Palmas.
Ainda segundo a administração, a força da água causou danos na Ponte Edgard Perdição, que está sendo revitalizada. A ressaca destruiu o vidro lateral e derrubou a caixilharia (de janelas). O local já foi limpo e o reparo dos itens avariados consta na garantia do serviço de reforma contratado pelo Prefeitura de Santos, que está na fase final.
A Secretaria de Serviços Públicos vai providenciar o reforço estrutural no equipamento. No entanto, não há um prazo para a conclusão do serviço e também da entrega completa da nova Ponte Edgard Perdigão.
A prefeitura também informa que de acordo com a Defesa Civil, o pico da maré ocorreu às 14h19 desta quinta-feira (28) e atingiu 1,71m, o pico da altura de onda ocorreu às 15h30 com 3,07 metros registrados na boia que se encontra na entrada do Estuário de Santos.
A ponte
A Ponte Edgard Perdigão é um dos acessos de Santos para a praia do Góes, o bairro de Santa Cruz dos Navegantes e a Fortaleza da Barra, em Guarujá. Além disso, no local ocorre o embarque dos passageiros de escunas turísticas.