Ações de saúde são promovidas na orla de Santos

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

A orla de Santos também foi palco para diversos serviços de saúde. Apesar do tempo nublado, frio e chuvoso, muita gente foi conferir os serviços de saúde, como consultas, exames e demais orientações para outros serviços neste sábado (07/10).

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Segundo a prefeitura, as atividades foram gratuitas e com duas iniciativas de importantes universidades da Região. O Projeto Salivando, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), atendeu a população dentro do Odontomóvel, na Concha Acústica (Gonzaga), passando informação científica, de um modo simplificado, sobre a saliva e doenças relacionadas a ela.

“Essa é uma iniciativa importante que estamos realizando em parceria com a USP, levando essa informação qualificada para a população”, destaca o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta.

O foco no Odontomóvel foi a saúde bucal da mulher, que, durante a menopausa, passa por alterações no organismo que interferem na salivação e pode levar a outros problemas. Uma das principais mudanças é a xerostomia, conhecida como ‘boca seca’. Para a coordenadora do projeto e professora da USP, Silvia Vanessa Lourenço, ações como essa voltadas para mulheres são muito importantes.

“Não existem trabalhos assim tão específicos para este público. Então, levamos essa conscientização da saúde bucal da mulher, em todas as duas idades, principalmente na menopausa”, explica.

Na Praça das Bandeiras, também no Gonzaga, foi realizada a 4ª Feira de Saúde Unisanta, englobando atendimento dos serviços de Nutrição, Enfermagem. Farmácia, Educação Física, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia e Biomedicina.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Doenças Infectocontagiosas, realizou testes de HIV e sífilis, com resultados rápidos, e deu orientações gerais ao público, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos. A feira contou com a participação de doutores, professores e alunos dos cursos da área de saúde da universidade, além de agentes e serviços de saúde pública do Município.

O novo programa Santos Viva + Saúde para a Longevidade também foi destaque no evento, numa exposição que apresentou dados sobre a população desta faixa etária, no país e na Cidade, e mostrou cada um dos eixos trabalhados no projeto municipal.

“Santos é a terra da longevidade, pois temos mais de 100 mil idosos e a Prefeitura tem trabalhado muito em políticas públicas para esta faixa etária. E é isso que apresentamos na feira para que a população conheça um pouco do que está sendo realizado e da importância do cuidado integral com os idosos”, explica a assessora especial de Longevidade da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Bianca Ciarlini.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS