Quem é mãe de primeira viagem sempre faz as seguintes perguntas: Como fazer para descer o leite? Como amamentar deitada? O que é a boca de jacaré? Diante destas dúvidas recorrentes, além de compreender a importância do leite materno, é que o Agosto Dourado foi criado.
Em Santos, a articuladora do aleitamento materno da Secretaria da Saúde, Andressa Martinez, e a enfermeira Katia Andreotti passam algumas dicas.
Confira:
Como fazer para ‘descer o leite’
Primeiro precisamos entender qual é o mecanismo da descida do leite. Quando o bebê faz a sucção no mamilo, o estímulo manda uma mensagem para o cérebro, que então passa a produzir o leite. Uma amamentação constante (evitar que o bebê fique por mais de 4 horas sem mamar) e a realização de ordenhas podem aumentar a produção do leite.
Algumas substâncias, chamadas de galactogogos, podem ajudar na produção de leite. Uma alimentação adequada, principalmente com proteínas, com menos carboidrato e bastante água, pode ajudar também.
Amamentar deitada
Algumas mães e até mesmo profissionais pensam que o bebê pode ter dor de ouvido e desenvolver uma otite, mas isso não é verdade, pois o leite não vai para a tuba auditiva. O cuidado que a mãe deve ter ao amamentar deitada é de não se virar em cima do bebê, é bom ter alguém supervisionando a amamentação para o caso de a mãe dormir. Uma dica é se deitar num local adequado e ficar de barriga com barriga com o bebê, um do lado do outro.
Boca de jacaré
Sobre a pega, é necessário observar se o bebê fica com os lábios inferior e superior para fora. Ele não pode fazer barulho de estalo, nem fazer covinha na bochecha para a mamada ser efetiva. Isso pode causar uma lesão mamilar e fazer com que o bebê não ganhe o peso adequado. Além dessa pega por fora, hoje olhamos a questão da língua do bebê para avaliar a motricidade oral e ver a anatomia e a funcionalidade da língua, que precisa ser funcional para a amamentação.
Almofada de amamentação
A almofada de amamentação é muito útil, ajuda na ergonomia da gestante para amamentar, não ficando em uma posição desconfortável e evitando assim dores nas costas. Ajuda tanto a mãe quanto a criança para ter um melhor apoio, ajustar a posição e ficar bem adequada. Se a mãe não tiver condições de comprar a almofada, ela pode usar outras coisas, como um travesseiro ou um edredom enrolado.