Santos registrou altas temperaturas nos últimos dias, e no feriado prolongado não será diferente, com temperaturas de até 38º, e como é comum em épocas de calor, no final da tarde deste sábado (18), está previsto uma mudança tempo significativa na cidade.
Com a previsão de tempestade com rajadas de vento de até 100km/h, o prefeito Rogério Santos reuniu nesta a (17) equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, da empresa fornecedora de energia elétrica, das prefeituras regionais e da CET-Santos para pedir ações integradas visando a segurança dos moradores.
“Embora a previsão seja menor do que a registrada no último dia 3, quando tivemos ventos de até 151km/h, há toda uma preocupação com a segurança, até porque o calor deve levar muitas pessoas às praias”, afirmou o prefeito Rogério Santos.
Entre sábado (18) e segunda-feira (20), a previsão é de pancadas de chuvas de até 80 milímetros na Cidade.
A Defesa Civil está enviando alertas aos moradores de áreas de risco para sinais como rachaduras em encostas. A CET-Santos e as prefeituras regionais vão ter representantes coordenando as ações no Centro de Controle Operacional (CCO), no Paço Municipal.
O coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, e o meteorologista Franco Cassol informam que os últimos modelos de previsão apontam probabilidade de ventos de 80km/h a 100km/h no sábado, no período entre 18h e 21h, avançando por várias regiões do Estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista.
RECOMENDAÇÕES
Durante as tempestades, com ventos intensos e raios, as pessoas devem evitar ficar expostas em áreas abertas como praia, campos e quadras de esportes descobertas devido ao risco de raios. Não se deve buscar proteção embaixo de árvores e nem estar próximo a redes de energia elétrica. Nos momentos de chuvas torrenciais, não andar em locais alagados ou inundados, nem atravessar ruas com enxurradas.
A Defesa Civil de Santos pode ser acionada pelos telefones 199 ou (13) 3208-1000.