ALERTA: Sábado na Baixada Santista resultou em 3 mortos e 2 desaparecidos por afogamento

Este sábado (13) foi de muito trabalho para os guarda-vidas de toda a Baixada Santista. Diversos afogamentos ocorreram, que resultaram em mortes e desaparecimento nas águas.

Segundo informações, o mar está agitado com predominância de fortes correntezas. Uma frente fria se aproxima da região nos próximos dias, o que tem influência direta no oceano.

Foram registradas ocorrências em Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, e Guarujá.

Itanhaém

A guarnição dos guarda-vidas foi acionada na manhã deste sábado (13), por volta de 9h15, para um afogamento ainda em curso na praia, no bairro Suarão, com três pessoas. Todos foram retirados do mar, e constataram que uma das vítimas, um homem de 38 anos, estava em grau 6, que significa ‘parada cardiorrespiratória’.

André Gomes dos Santos era pai e primo das outras duas vítimas (14 e 13 anos). Todos turistas da cidade Embu das Artes, estado de São Paulo. Eles foram socorridos e levados à UPA de Itanhaém, mas o pai, não resistiu e veio à óbito.

O acidente aconteceu da seguinte forma: André estava com o filho, Davi Gomes dos Santos, e o primo, Marcos Vinícius Cardoso, no fundo do mar. Quando se deram conta, estavam sendo arrastados pela corrente de retorno. Sendo assim, todos tentaram retornar a areia, mas apenas o primo conseguiu sair sozinho. O seu filho foi ajudado por populares que estavam nos local e pelos guarda-vidas.

André submergiu e poucos minutos depois voltou a superfície, sendo resgatado pelos agentes que executaram as manobras de reanimação cardiopulmonar antes de transporta-los ao Pronto Socorro.

Mongaguá

Adalberto da Silva, de 57 anos, também foi vítima de afogamento e veio à falecer. Ele estava no mar, em frente ao Quiosque Preta, no bairro Balneário Itaguaí. Os guarda-vidas foram até o local, e precisaram realizar buscas para localizar a vítima. Três embarcações atuaram na ocorrência.

Ao ser encontrado, foi constatado que Adalberto estava no grau 6 de afogamento, em parada cardiorrespiratória. Após o resgate, ele foi levado à UPA Agenor de Campos onde foi constatado o óbito. A vítima era turista de Várzea Paulista (SP).

Praia Grande

Na cidade de Praia Grande, duas ocorrências aconteceram, ambas as vítimas turistas de São Paulo, capital. Não há relação entre elas. A primeira, trata-se de um rapaz, de 22 anos, Lucas de Jesus Moreti. A guarnição foi acionada e imediatamente os agentes foram socorrer a vítima, mas ao chegarem ao local, no bairro Balneario Maracanã, não o localizaram. As buscas foram finalizadas ao anoitecer, e devem voltar na manhã deste domingo (14).

A outra ocorrência atendida pelos agentes trata-se de um jovem, Vitor, de 13 anos, que estava com seu amigo, Guilherme, de 14 anos, quando decidiram apostar uma corrida dentro d’água. Neste momento, ambos caíram em um buraco e começaram a entrar em processo de afogamento. O amigo conseguiu sair, mas Vitor veio a afundar e não foi mais visto. As buscas também foram realizadas no local, por cinco embarcações, mas sem êxito.

Créditos: Praia Grande Mil Grau / Instagram

Guarujá

Uma mulher, de aproximadamente 40 anos, também foi vítima de afogamento e veio à óbito. Os guarda-vidas foram acionados por volta de 12h28 para atender o afogamento ainda em curso. Ao chegarem ao local, na Praia de Pitangueiras, os agentes encontraram o corpo e tiraram do mar.

A vítima foi localizada já em grau 6 de afogamento, e assim que foi socorrida evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. De imediato, manobras de reanimação foram feitas ainda na faixa de areia, e como prevê o protocolo, após 15 minutos a mulher foi levada ao Hospital Santo Amaro, onde foi constatado o falecimento. Não há informações se a vítima era turista ou moradora da cidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS