Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido após uma confusão durante uma fiscalização municipal na orla da praia do Boqueirão, em Praia Grande, litoral paulista. O jovem trabalhava como ambulante, e segundo as autoridades, teria chutado guardas municipais. Os populares presentes, que filmaram o ocorrido, relataram abuso e ficaram indignados.
O caso aconteceu na manhã de sábado (15), na Avenida Presidente Castelo Branco. De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), guardas municipais prestavam apoio a uma fiscalização da prefeitura no local, quando foi constatado a irregularidade de um vendedor. Neste momento, o jovem infrator deu um chute nos agentes, que o apreenderam.
No vídeo é possível ver a confusão, o adolescente no chão sendo algemado, e a população em volta revoltada com a situação. Diversos fiscais aparecem de colete laranja em volta do jovem, e em determinado momento ocorrem agressões não só por parte do menor de idade.
A SSP informou ainda que, após apreendido, a mãe do adolescente compareceu à unidade policial e se comprometeu a apresentá-lo ao Ministério Público. O caso foi registrado como resistência na CPJ de Praia Grande.
Em nota, a administração municipal informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) tem atuação focada em dar total segurança para os moradores e turistas, além de colaborar com ações das polícias Civil e Militar.
“Neste caso, a GCM agiu após um dos envolvidos ter se alterado com os fiscais da Secretaria de Urbanismo (Seurb) que realizavam a fiscalização dos ambulantes na praia. A GCM explica que os fiscais da Seurb constataram que os envolvidos não possuíam licença para a venda da mercadoria. Por conta dos desdobramentos da irregularidade na ocorrência, os envolvidos foram encaminhados para a CPJ.”, finalizou a prefeitura.



