Ande seguro! Trilha de ecoturismo de Bertioga ganha novas pontes

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Andar por trilhas sempre requerem cuidados especiais, principalmente com riscos de acidentes na mata. Em Bertioga, com o objetivo de reforçar a segurança e proteção dos aventureiros, a Trilha da Torre 47, uma das mais procuradas da cidade, recebe a construção de novas pontes. O objetivo é oferecer acessibilidade aos turistas e visitantes.

Os serviços começaram no sábado (23/09), e são realizados pelos condutores de turismo das associações bertioguenses, com apoio da Prefeitura e com verba do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (Funbea). 

De acordo com o chefe de Ecoturismo de Bertioga, Aluízio Durço, essa ação é voltada para a melhoria da infraestrutura das trilhas dentro das áreas de conservação em Bertioga, com o objetivo de aumentar a qualidade da prestação dos serviços de Ecoturismo. 

Antes de iniciar a instalação das pontes, profissionais identificaram os pontos necessários. Ainda segundo Durço, a Secretaria de Turismo e Cultura está auxiliando as associações, que são autorizadas pela Fundação Florestal na estruturação de pontes e pinguelas [pequenas pontes de madeira]. 

Conheça a trilha

O acesso a esta trilha é feito pela travessia da Ponte da Banana sobre o Rio Jaguareguava. O trajeto passa em meio a vegetação preservada de Mata Atlântica, onde é possível contemplar diferentes ecossistemas, realizar práticas de fotografia da natureza e observação de aves, além de opções de lazer em belas cachoeiras e piscinas naturais. 

A trilha de dificuldade média a alta deve ser feita obrigatoriamente com a condução por monitores cadastrados pela Prefeitura e pelo Parques Estaduais Restinga de Bertioga. O percurso tem 9 km ida e volta, com duração de aproximadamente 5 a 6 horas. 

As visitas podem ser agendadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO), por meio do e-mail: [email protected] ou WhatsApp (13)99728-9614 ou pela rede social Instagram: @abecotur. O contato também pode ser feito com a Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB), através e-mail: [email protected] ou WhatsApp (13)99693-7598 ou pela rede social Instagram: @monitores.bertioga. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS