Nada melhor que comemorar o aniversário da Zona Noroeste de Santos, com muitas celebrações orações e bolo. Tem sido assim neste final de semana as comemorações dos 47 anos da região. Desde o sábado (26/08), a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat está na Zona Noroeste em uma procissão que reuniu milhares de pessoas.
O primeiro local que recebeu a padroeira foi a Paróquia Sagrada Família, no Jardim Castelo, onde uma missa especial foi realizada e mesmo com chuva e frio, o público veio em peso. Após a celebração, o cantor missionário da Comunidade Canção Nova, Thiago Tomé se apresentou e no fim, aconteceu a tradicional distribuição do bolo de aniversário.
Durante a celebração de sábado, o padre Wilson José da Silva destacou a importância dos moradores da região dirigirem suas “intenções particulares” à Santa, mas não esquecerem de levar também as “intenções comunitárias”.
Ele lembrou o crescimento dos 16 bairros e pediu que a união e a fraternidade jamais sejam colocadas em segundo plano durante o desenvolvimento da Cidade. “Temos um povo trabalhador e de fé, que, apesar das diversidades do dia a dia, luta e é feliz”, disse o pároco. “Não queremos só crescer enquanto espaço demográfico ou na atividade econômica, o que já está ocorrendo, mas também em termos de fraternidade entre as pessoas”.
O padre presenteou o prefeito Rogério Santos com um exemplar da Carta Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos), escrita pelo Papa Francisco, e que versa sobre a fraternidade e a amizade social. O religioso frisou que o poder público é uma peça importante na construção da sociedade: “O texto ensina que a política é a expressão máxima da caridade”.
Já neste domingo (27/08), a imagem da padroeira seguiu para a Paróquia Santa Margarida Maria, na Caneleira, onde uma missa às 10 horas foi realizada. Pela tarde, a imagem foi levada para uma nova procissão pela cidade de Santos até à Catedral de Santos, no Centro, onde será realizada missa pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, às 18 horas.
O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), fez questão de pregar a harmonia entre as pessoas após um momento turbulento de crises sanitária, política e econômica. “Como disse o padre, cada um de nós tem suas intenções individuais. Somos todos um único povo, podemos ter opiniões diferentes e isso é até saudável, mas brigas não nos levarão a lugar nenhum. A união é o melhor caminho: não queremos um Brasil do futuro, queremos o do presente. Porque nós vivemos aqui e agora”.
A vice-prefeita Renata Bravo lamentou o fato de a chuva ter atrapalhado a programação das festividades do aniversário da Zona Noroeste, mas fez questão de elogiar a disposição dos moradores da região. “Numa noite como esta, o simples fato de vocês estarem aqui demonstra o brio e a alegria que são características da comunidade local. Pessoas que trabalham e convivem integradas, peças importantes no desenvolvimento da nossa Cidade”.