RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Aplicativo que usa inteligência artificial para gestão de resíduos deve chegar ao Porto em 2025; Entenda

Um aplicativo desenvolvido para monitoramento e gestão de resíduos deve chegar ao canal do Porto de Santos no fim do primeiro trimestre de 2025. A responsável pela proposta é uma startup da região que pretende entregar um protótipo à Autoridade Portuária de Santos (APS) em março do ano que vem. Depois de lançada, todos os terminais portuários do mundo poderão ter acesso.

O projeto escolhido ganhou o ESG Challenge, promovido pela APS. O grupo vencedor foi o DataOverSeas que propõe a gestão e monitoramento de resíduos com uso de Inteligência Artificial (IA) no porto de Santos.​ De maneira mais simples, a ideia é a padronização de identificação, classificação e monitoramento dos resíduos, usando algoritmos de Inteligência Artificial, para tornar a gestão de resíduos mais precisa e eficiente.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!

A competição desafiou profissionais de diversas áreas, incitando a criação de soluções tecnológicas que integram práticas ambientais, sociais e de governança nas operações portuárias.

Com a vitória, a startup DataOverSeas, ganhou uma bolsa de R$36 mil por ano. Além de um período de incubação no Parque Tecnológico de Santos.

O protótipo vai capturar imagens por via satélite, identificando os pontos em que os resíduos se acumulam. Os materiais serão classificados e identificados e a APS receberá uma notificação sobre onde estes resíduos estão, melhorando o serviço de limpeza de ambientes contaminados.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.