RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Aposentados podem pedir desconto de IPTU de Santos a partir de segunda

Começa na segunda-feira (19) o prazo para aposentados e pensionistas pedirem o desconto de 50% no valor do IPTU e na Taxa de Remoção de Lixo Domiciliar para o exercício de 2025. O prazo para adesão vai até 31 de julho.

O benefício deve ser solicitado pelo próprio contribuinte no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro), mediante agendamento pelo site. É preciso levar cópias de documentos pessoais, comprovação de renda familiar e do imóvel.

A medida vale apenas para quem ainda nunca solicitou o benefício no Município. Quem já possui o abatimento no imposto não precisa fazer o recadastramento. Atualmente 5.600 santistas já possuem o desconto. De acordo com a legislação vigente, para ter direito ao benefício, o munícipe precisa ser aposentado ou pensionista, ter renda de até seis salários mínimos (hoje R$ 8.472,00) e possuir apenas um único imóvel e residir nele.

Além disso, é necessário estar em dia com o pagamento de impostos municipais, acrescenta o secretário. “Ninguém que tenha dívida com a administração pública pode receber benefício fiscal”. “Todos os processos são analisados pela área de auditoria fiscal da Prefeitura. Não é o atendente que faz isso na hora no Poupatempo. Se houver alguma necessidade de complementação de alguma informação, podemos convocar o contribuinte para apresentar algum documento ou prestar informações, para que o pedido possa ser deferido ou indeferido”.

  • Último comprovante de rendimento mensal e o do cônjuge ou companheiro, se houver
  • Caso o cônjuge ou companheiro, se houver, não receba benefício previdenciário, deverá apresentar Declaração de Benefícios emitida pelo INSS
  • Última declaração do Imposto de Renda, junto com o protocolo de entrega (bem como o do cônjuge, se houver)
  •  Título de propriedade do imóvel
  •  Conta de luz emitida há menos de dois meses
  • CPF, RG ou CNH (também do cônjuge ou companheiro, se houver)
  • Certidão de casamento ou o respectivo formal de partilha ou escritura pública correspondente
  • Certidão de óbito (se o pedido for feito pelo pensionista, com o respectivo formal de partilha ou escritura pública correspondente)
  • Carnê do IPTU do último exercício
  • Outros documentos que possam ser solicitados durante a análise do processo para a obtenção da isenção

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS