APS realiza campanha de diagnóstico populacional de pombos domésticos no Porto de Santos

A Autoridade Portuária de Santos (APS) contratou uma empresa para realizar o diagnóstico populacional de pombos domésticos (Columba livia) no Porto Organizado de Santos. As campanhas de medição (diagnóstico) serão realizadas a cada seis meses durante os 5 anos de vigência do contrato, totalizando 10 medições ao longo desse período.

A primeira campanha foi iniciada na última terça-feira (05) e se prolongará por cerca de duas semanas. Para a coleta de dados em campo, serão utilizados equipamentos específicos, como câmeras fotográficas, binóculos, drones, dispositivos de geolocalização, entre outros.

O objetivo desse diagnóstico é identificar as principais áreas utilizadas pelas aves para pouso, onde é construído seus ninhos e alimentação, bem como os principais focos atrativos dos pombos. Além disso, visa estimar o quantitativo de pombos domésticos que habitam ou frequentam o Porto e sugerir ações adicionais de controle dessas aves.

Cabe destacar, que os pombos domésticos são hospedeiros de diversos patógenos que podem acometer a saúde dos seres humanos, ocasionando inúmeras doenças. Além disso, os dejetos dessas aves podem entupir calhas, danificar instalações e contaminar mercadorias movimentadas no Porto.

Esse trabalho será de suma importância para identificar as regiões com maior densidade de pombos e avaliar as fragilidades relacionadas à operação portuária, como derrame de grãos e locais com deficiência de medidas preventivas. Assim, espera-se que os resultados desse monitoramento permitam a adoção de estratégias de controle mais eficazes para prevenir a proliferação dessas aves.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS