Aquário de Santos presencia nascimento de novo morador

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

O Aquário de Santos conta com um novo morador para atrair mais visitantes. Nasceu um filhote de pinguim-de-magalhães e ele ganhou o nome de “Champagne”. Após o período de adaptação, certamente será um dos mais procurados pelo público.

Segundo a prefeitura, o pinguim ganhou este nome, porque o nascimento aconteceu justamente no primeiro dia do ano (1º de janeiro). Mas até que ele fosse encaminhado para a instalação de gelo do Aquário, o animal precisou passar pelo período de adaptação e os cuidados necessário.

No entanto, mesmo com a liberação, os técnicos do Aquário de Santos monitoram atentamente a mãe e o recém-nascido, garantindo que recebam os cuidados adequados e que o ambiente seja propício para seu desenvolvimento saudável. O novo pinguim, que tem um irmão, o Hexa, nascido em 2022 também no Aquário, permanece no ninho na companhia constante dos pais, Samu e Colômbia.

“Ao contrário do que muitos pensam, essas aves não vivem no gelo extremo, e as temperaturas que mantemos aqui, com cuidados humanos, variam de 7°C a 25°C, destacando que os filhotes precisam ficar ainda mais aquecidos. As crias são alimentadas por ambos os pais durante os dois primeiros meses de vida, tornando-se independentes logo em seguida”, explicou o biólogo do parque, Marco Aurélio Gattamorta. 

Pinguim-de-magalhães

A espécie pinguim-de-magalhães habita as costas da Patagônia argentina e chilena e Ilhas Malvinas em colônias que podem chegar a ter um milhão de aves. O peso pode variar entre 3,5kg e 6kg. A expectativa de vida sob cuidados humanos é de aproximadamente 12 a 15 anos. 

As fêmeas atingem a maturidade sexual entre os cinco e seis anos. Já os machos estão prontos para reprodução quando atingem o sexto ou sétimo ano de vida. Essas aves formam casais monogâmicos que compartilham os trabalhos de cuidados parentais e incubação. Sua temperatura corporal varia entre 39°C e 41°C e tolera temperaturas ambientais entre 0°C e 30°C. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS