Área de preservação de Bertioga é fiscalizada

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Bertioga

A área do Jundu vem se tornando um alvo de desmatamento e sofrendo com impactos ambientais. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, intensificou os trabalhos de fiscalização por meio do Departamento de Operações Ambientais (DOA).

Segundo a pasta, a ação ocorreu na faixa de areia das praias do Centro ao Indaiá. A secretaria explica que a atuação contínua do DOA desempenha papel fundamental na preservação dessa vegetação nativa, tão importante e eficiente contra o avanço das marés e proteção contra a erosão provocada pelas ressacas.

O secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyatos, ressalta que tanto ações de fiscalização como educativas são instrumentos complementares na proteção do jundu, área de preservação permanente prevista em lei. Além de combater a erosão costeira, o jundu serve como abrigo e fonte de alimento para fauna nativa.

Segundo Ezequiel Celestin, Diretor do DOA, a ação constante de prevenção e preservação do Jundu tem se mostrado eficaz na conservação da vegetação.

“Além das ações combativas, as atividades de conscientização sobre a importância do Jundu são cruciais, pois muitos o veem como descuido da praia, mas ele é vital para fixar as dunas ao longo da orla”, afirma Mylene Vaz Pinto Lyra, Diretora de Educação Ambiental.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS