Onze aves silvestres foram resgatadas de cativeiro irregular após serem descobertas em feita do rolo, no bairro Jardim Dolores. O resgate foi feito durante patrulhamento estratégico realizado pela equipe da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM).
Os animais estavam presos em gaiolas penduradas em coqueiros e dispostas ao nível do solo, em condições inadequadas. Entre as aves resgatadas estão um pássaro Coleiro, dois Sairás Azuis, dois Pixoxós, quatro Canários da Terra e dois Canários Belgas.
De acordo com a GCM, as aves foram encaminhadas para soltura em área segura e apropriada no Parque Estadual Xixová-Japuí onde poderão se reintegrar ao seu habitat natural com segurança.
Além das aves, foram apreendidos materiais utilizados para transporte e contenção dos animais, sendo dez gaiolas, um “bate” instrumento utilizado na captura de aves, 15 caixas de papel para transporte, duas fitas adesivas para lacre das caixas, um comedouro e um pote de ração.
A GCM reforça que em caso de econtrar um animal silvestre em situação de vulnerabilidade ou abandono, é preciso acionar a Guarda Ambiental pelo telefone 153.



