Bairro de Santos terá grande número de obras de acessibilidade

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

O bairro do Embaré, em Santos, vai passar por uma grande transformação nas vias, com o foco em acessibilidade. Segundo a prefeitura, vinte e três vias do Embaré ganharão rampas de acessibilidade nas esquinas, com o objetivo de melhorar as condições de circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A administração explica que esta é mais uma etapa do Programa Calçadas para Todos, implantado pela Prefeitura de Santos. O edital de licitação para as obras foi publicado no Diário oficial.

As intervenções envolvem a construção e recuperação de rampas já existentes, instalação de piso podotátil e demais itens essenciais, de forma a atender às exigências da Norma ABNT NBR 9050, de acordo com o engenheiro civil Ronald Santos Lima, chefe do Deinfra (Departamento de Infraestrutura), da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos).

“Haverá também a recomposição do acabamento junto às rampas, com execução de revestimento em ladrilho hidráulico e mosaico português, e nas guias e sarjetas das esquinas beneficiadas”, explicou Ronald Lima. Ele estima a construção ou recuperação de 208 rampas de concreto desempenado, em um total de 4.836m², e de 1.938m de guias.

O engenheiro lembra que o bairro registra grande concentração populacional e atrai volume expressivo de moradores e turistas, tendo em vista a presença de atrações como a Pinacoteca Benedicto Calixto, Basílica de Santo Antônio do Embaré e os quiosques da orla.

Vias contempladas

De acordo com o projeto da Seserp, serão atendidas em até oito meses após a empresa vencedora receber a Ordem de Serviço, prazo definido no edital, a Praça Joaquim Murtinho e as seguintes ruas: Oscar Sampaio, Frei Francisco Sampaio, Edu Brancato, Germano Melchert, Aureliano Coutinho, Constâncio Vaz Guimarães, Humberto de Campos, Ministro João Mendes e Vergueiro Steidel.

E ainda: Conselheiro Lafaiete, Conselheiro Ribas, Frei Vital, Major Santos Silva, Galeão Coutinho, São José, Castro Alves, Presidente Arthur Bernardes, Benjamin Constant, Álvaro Alvim, Afonso Veridiano, Oswaldo Cochrane e Delphim Moreira.

As propostas das empresas interessadas deverão ser entregues até as 11h do próximo dia 11 na Comlic (Comissão Permanente de Licitações, Rua Dom Pedro II, 25, 4º andar, Centro Histórico), onde se dará, 15 minutos depois, a abertura dos envelopes. As empreiteiras fornecerão material, mão de obra e equipamentos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS