A área continental de Santos vai contar com novos investimentos para o urbanismo da região. A informação foi confirmada pela prefeitura na quinta-feira (09/11), onde os bairros do Monte Cabrão e Caruara receberão investimentos de R$ 800 mil.
De acordo com a administração, serão feitas melhorias como a manutenção da praça de entrada de Monte Cabrão, equipagem da Unidade Municipal de Ensino (UME) Monte Cabrão e um levantamento cadastral e socioeconômico no bairro. Já para o Caruara, será feita a pintura da quadra poliesportiva da UME Judoca Ricardo Sampaio Cardoso.
As intervenções serão feitas pela Empresa Litorânea de Transmissão de Energia (Elte) após Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc).
A realização das obras e serviços, que devem estar concluídos em seis meses, referem-se a uma contrapartida às medidas para minimizar ou compensar eventuais impactos do projeto da Elte. A companhia fará a construção de uma linha de transmissão de fornecimento de energia elétrica para Guarujá. Um trecho de 18km dessa linha de transmissão passa pelos bairros Quilombo e Monte Cabrão, está previsto.
Mais novidades
Ainda segundo a prefeitura, os bairros da área continental vão contar com um novo atracadouro rumo ao Centro de Santos. A ideia inicial é que ele seja implantado até que o projeto Parque Valongo esteja finalizado. Ele terá um caráter turístico, mas também será usado para os moradores que precisam estudar ou trabalhar na área insular.
Outra novidade anunciada no encontro é a criação de empregos, devido a instalação da linha de transmissão realizada pela Elte. Segundo o diretor presidente da companhia, João Eduardo Greco Pinheiro, dos cerca de 450 empregos gerados na implantação da linha de transmissão, cerca de 200 devem ser destinados para trabalhadores santistas.
O Termo estabelece que, durante a implantação do empreendimento por parte da empresa de energia, a Elte deve buscar a contratação de mão de obra no Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) de Santos.