Assim como em grande parte do Brasil, a Baixada Santista também não escapou do apagão ocorrido nesta terça-feira (15). As causas ainda estão sendo apuradas pela queda de luz ocorrida em 25 estados e no Distrito Federal. Na Baixada houve reflexos deixados pelo apagão.
As cidades de Santos, São Vicente e Itanhaém foram impactadas com a queda repentina. Segundo relatos de internautas para o THMais, problemas nas três cidades foram comentados.
Em São Vicente, nas duas divisas com Santos, tanto no lado da praia, como também na região dos Tambores, entre as avenidas Nossa Senhora de Fátima, em Santos e a Antônio Emmerich, em São Vicente houve transtornos. Ainda sobre a cidade vicentina, moradores dos bairros Vila Valença e Jardim Independência, relataram que ficaram sem energia por alguns minutos.
Já em Santos, moradores do Jardim Castelo, Alemoa e Ponta da Praia alegaram que foram afetados com a queda de energia. Quanto aos serviços públicos, a prefeitura informou que tudo seguiu funcionando normalmente e que não houve paralisações.
Em relação ao Porto de Santos, a Autoridade Portuária de Santos (APS), informou que a queda da energia foi somente na Alemoa, mas foi prontamente restabelecida. Quanto as demais áreas do Porto de Santos, o órgão informou que parte da energia fornecida vem de usina hidrelétrica própria (Usina Hidreletrica de Itatinga) que não sofreu interrupções. Apesar da queda de energia momentânea na Alemoa, não foi verificada interrupção nas operações do terminal.
Já em Itanhaém, houve queda de fornecimento de energia elétrica em alguns pontos na cidade. Mas, não foram registradas ocorrências pela Defesa Civil.
As prefeituras de Bertioga, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá informaram que nenhum serviço público foi paralisado nos departamentos públicos.
Por meio de nota, tanto a Neoenergia Elektro quanto a CPFL, fornecedoras de energia da Baixada Santista, informaram que manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. “As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão.