Primeira agenda do ministro Sílvio Costa Filho na Baixada Santista: Assinatura de termos importantes e obras no Porto

A Baixada Santista recebeu nesta quinta-feira (21/09), o novo ministro de O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Ele veio à Santos para assinar três termos de compromissos para obras de infraestrutura no Porto no Porto de Santos e ainda reforçou que o tão aguardado túnel entre Santos e Guarujá vai sim sair do papel.

O encontro aconteceu pouco depois das 10h na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) e esteve junto de autoridades, como a secretária nacional de Portos, Mariana Pescatori, o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, e os prefeitos de Santos e Guarujá, Rogério Santos e Válter Suman, respectivamente.

Créditos: Marcos Bianchi

O primeiro documento assinado foi a autorização para a construção da segunda fase da avenida perimetral de Guarujá. Segundo o cronograma, a previsão é que os trabalhos comecem já no começo do próximo ano e o objetivo é que a obra seja classificada entre as prioritárias. Segundo Sílvio, ela é essencial para o escoamento de produtos pela margem esquerda do complexo portuário.

O segundo termo que foi assinado pelo ministro é a realização do estudo de expansão da poligonal do Porto de Santos. Segundo o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini ele, é fundamental para que a ampliação do Porto ocorra.

“Temos no Alemoa, cerca de 400 mil metros, que hoje é área da prefeitura. O ministro determinou estudo para incluirmos esses 400 mil metros também como área portuária”, explica. Ainda de acordo com Pomini, isso dependerá de análises técnicas e de um acordo com a administração municipal de Santos.

Já o terceiro documento assinado por Sílvio Costa Filho é o compromisso para construção de quatro novos berços nas áreas dos combustíveis do bairro Alemoa, também em Santos. Dois serão destinados à utilização pública.

No encontro, o ministro fez questão de dizer que a mudança ministerial que o colocou à frente da pasta de Portos e Aeroportos não altera a diretoria da APS, escolhida pelo antigo ministro Márcio França. Desta forma, Anderson Pomini continuará no comando do complexo portuário santista com objetivo de aprimorar a governança do porto.

“Tem espírito público, capacidade de trabalho, capacidade de dialogar, de ouvir, de construir pontes, de ouvir o contraditório”, diz o ministro.

Túnel vem?

Um dos assuntos mais questionados ao ministro de Portos foi a implantação do túnel entre Santos e Guarujá. O planejamento inicial é que as obras comecem no segundo semestre de 2024 e seja concluído em 2028. Ele garantiu que o projeto vai sair do papel.

Segundo Sílvio Costa, na próxima segunda-feira (25/09), o presidente da República, Lula da Silva (PT), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vão se reunir. Entre os temas que devem ser abordados estão as obras do túnel submerso Santos-Guarujá na próxima segunda-feira (25), em São Paulo.

Quanto a possível privatização do Porto, Sílvio garantiu que a privatização administrativa está fora de cogitação. E lembrou da importância que o Porto de Santos tem. “A gente sabe que aqui foi construído ao longo de mais de 100 anos um sonho de trabalhadores, trabalhadoras, funcionários públicos, pessoas que acreditaram e dedicaram suas vidas ao Porto de Santos”, ressaltou.

Após a assinatura dos termos de obras, o ministro Sílvio Costa Filho se encontrou com líderes de sindicatos para ouvir reivindicações. Depois, fez uma visita às obras do futuro Parque Valongo, que teve as obras iniciadas.

Pela tarde ele também estará em Guarujá, para conhecer a Base Aérea de Santos, onde será o futuro Aeroporto Metropolitano. De lá, ele embarcará de volta à São Paulo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS