Cidades da Baixada Santista registraram a madrugada mais fria do ano nesta última terça-feira (27). Cidades mais ao sul do litoral como Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe chegaram a registrar a temperatura de 5,6º por volta das 6 horas.
Já em São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão, a temperatura mínima registrada foi de 8,8°C às 6h. O mesmo aconteceu em Bertioga. Já em Santos, a mínima registrada foi de 10º, um pouco menos frio que as demais cidades da região.
Os dados foram emitidos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado, considerando diferentes estações de medição nas cidades paulistas.
De acordo com a Defesa Civil, a queda brusca nas temperaturas pode intensificar a sensação de frio, elevando os riscos de hipotermia, especialmente entre as pessoas em situação de rua, crianças e idosos.
Para minimizar os riscos, é recomendado que a população tome medidas preventivas, como manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, e higienizar as mãos com frequência.
O uso de aquecedores deve ser utilizado com cuidado, evitando deixá-lo ligado a noite toda. Jamais improvisar aquecedores, utilizando fogueira, fogão ou algo similar, já que a prática pode ocasionar um incêndio.