Uma mulher, de 31 anos, estava sentada conversando com uma amiga na Praça José Lamacchia, que fica localizada no bairro Bom Retiro, em Santos, no litoral de São Paulo, quando acabou sendo atingida por uma bala perdida.
O caso aconteceu por volta das 18h de quarta-feira (27). Policiais militares da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) faziam patrulhamento em motos, pela Avenida Hugo Maia, sentido Jovino de Melo, quando viram uma motocicleta em alta velocidade. Os agentes pediram para o motociclista parar, mas o piloto não obedeceu, fugiu e entrou na praça.
A equipe da PM decidiu parar de acompanhar o veículo e estacionaram no cruzamento das vias. Neste momento, segundo o boletim de ocorrência, o motociclista e o garupa teriam atirado aproximadamente cinco vezes em direção aos agentes, que revidaram.
Os homens abandonaram a moto, e correram em direção ao beco da praça, disparando mais cinco vezes. A motocicleta foi encontrada sem a chave na ignição. Em pesquisa no sistema, a equipe constatou que não havia queixas de crimes envolvendo o veículo. Foi neste momento que testemunhas avisaram sobre a mulher, que foi atingida na parte de trás da cabeça.
Populares socorreram a vítima à Unidade de Pronto Atendimento da Zona Noroeste e, depois, ela foi transferida para a Santa Casa de Santos. A testemunha que estava com a mulher baleada relatou que ouviu os disparos e correu, só depois percebeu que a amiga estava caída sobre uma mesa com o ferimento. A vítima permanece no setor de emergência recebendo todos os cuidados necessários.
No baú da moto abandonada pelos bandidos, a PM encontrou um conjunto de capa de chuva preto, um boné vermelho e um carregador de celular. Também foi requisitada perícia para o local e exame residuográfico para as mãos do PM que fez o disparo. A pistola dele também foi apreendida.
O caso foi registrado como homicídio tentado e localização e apreensão de veículo na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos. Os suspeitos não foram encontrados. O veículo abandonado foi encaminhado para as dependências do 7º Distrito Policial (DP).