Baleia-jubarte com sinais de interação com rede de pesca é encontrada morta em praia do litoral paulista

Foto: Instituto Biopesca

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta em avançado estado de decomposição, na praia do Jardim Suarão, na cidade de Itanhaém, no litoral paulista. De acordo com Instituto Biopesca, o animal apresentava sinais de interação com rede de pesca. A Prefeitura Municipal de Itanhém ficou responsável pela retirada da carcaça da baleia do local.

Em nota, o Instituto Biopesca disse que na manhã do último sábado (14), recebeu um acionamento de um encalhe de uma baleia na praia do Jardim Suarão. Ao chegar ao local, a equipe da instituição isolou a área. Esse trabalho foi realizado no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), estruturado pela Petrobras para condicionante ambiental.

Era uma baleia da espécie Megaptera novaeangliae (baleia jubarte) em avançado estado de decomposição. Durante o exame de necropsia realizado na praia, a equipe verificou tratar-se de uma fêmea juvenil com marcas de interação com rede de pesca. Foram colhidas amostras para análise laboratorial e não foi possível identificar a causa da morte.

A Prefeitura Municipal de Itanhaém ficou responsável para a retirada da carcaça do animal da praia.

Foto: Instituto Biopesca

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS