No início do ano, quando muitas pessoas estão em período de férias, os estoques de bolsas de sangue dos hemocentros em toda a região registram baixas significativas. Isso acontece porque, nesse período as cidades quase que duplicam de população com a vinda de turistas para aproveitar o litoral. E com um maior fluxo de veículos nas estradas, maior é a probabilidade de acidentes automobilísticos, que aumentam a demanda por sangue.
E com a baixa, é necessário que mais pessoas se prontifiquem a doar sangue, pois a doação pode salvar vidas. Um exemplo é o da Sophia Pereira Galvão, uma criança de 4 anos, que tem leucemia e está internada na UTI do Hospital Ana Costa precisando de sangue com urgência.
As doações para a Sophia podem ser de qualquer tipo sanguíneo e devem ser realizadas no Hospital Guilherme Álvaro, de segunda a sábado das 8h às 12h30 (exceto feriado), no endereço R. Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão em Santos, ou no Hospital Santa Casa de Misericórdia, de segunda à sexta-feira das 7h às 16h e ao sábado das 7h às 11h, no endereço Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50 – Jabaquara, Santos
Além dela, a paciente Paloma Santos Melhorini Araújo também está precisando de doações de qualquer tipo sanguíneo. As doações podem ser feitas no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos, até o dia 9 de janeiro de 2024 de segunda à sexta-feira das 7h às 16h e aos sábados das 7h às 11h.