A Prefeitura de Bertioga, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), iniciou a coleta seletiva de resíduos orgânicos em escolas e restaurantes do município. O objetivo é transformar esses materiais em energia limpa, com a previsão de recolher cerca de 2.000 kg diários de resíduos.
A coleta está sendo realizada em escolas municipais e estaduais, além de alguns restaurantes. Os resíduos são encaminhados ao Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos (CGBR), onde passam por tratamento no biodigestor. Esse processo gera biogás, que é transformado em energia por meio de um gerador, alimentando tanto o biodigestor quanto a central de triagem de recicláveis.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyatos, a medida reduz a quantidade de lixo destinado ao aterro sanitário e valoriza energeticamente os resíduos orgânicos. “A utilização do biogás para gerar energia limpa reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade. Além de buscar soluções mais eficientes e ecológicas para o manejo de resíduos”, complementou Poyatos.



