Bertioga encerra 2024 com conquistas expressivas na área da educação, consolidando-se como referência na Baixada Santista. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O avanço também se deu com a construção de novas escolas na cidade.
Além do desempenho no Ideb, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 14 de agosto, a prefeitura deu passos significativos para ampliar a infraestrutura educacional. Em maio, a Administração Municipal inaugurou a Escola Municipal Sementes do Bem, localizada no bairro Indaiá. A unidade, construída em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, com um investimento de R$ 2,8 milhões, conta com salas de atividades, refeitório e área administrativa.
Outras duas unidades escolares estão em fase avançada de construção no Bairro Chácaras. Juntas, as escolas deverão criar 1.900 vagas para o ensino fundamental e a educação infantil. A chamada “Super Escola”, criada a partir da readequação de uma antiga loja de móveis às margens da Rodovia Rio-Santos, será a primeira da cidade com ensino em período integral. Já a segunda unidade, localizada na Vila do Bem, contará com oito salas de aula e capacidade para atender mais de 600 estudantes.
De acordo com Rubens Mandetta, secretário de Educação, o esforço e dedicação de todas as equipes escolares contribuíram para que Bertioga atingisse esse resultado. “Com avanços estruturais e pedagógicos, Bertioga reforça seu compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade, reafirmando seu protagonismo na região, é um grande resultado dos investimentos contínuos em educação e do esforço da Administração Municipal, professores e equipes escolares, para garantir a aprendizagem dos alunos”, complementou Mandetta.
Alimentação escolar
A alimentação escolar da cidade também é destaque na cidade. Diariamente, a prefeitura fornece cerca de 26 mil refeições aos alunos das redes municipal e estadual, incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde. Além disso, mais de 150 crianças com restrições alimentares recebem cardápios personalizados, elaborados por nutricionistas de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).