Bertioga reforça os cuidados e riscos ao percorrer trilhas sem condutores de turismo autorizados

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Depois do episódio em que um grupo com 12 pessoas se perdeu e ficou ilhado próximo a Trilha do Vale-Verde, localizada dentro do Parque Estadual Restinga de Bertioga, a prefeitura reforçou o cuidado e a necessidade da presença de um condutor de turismo autorizado.

O Chefe Municipal de Ecoturismo, Aluízio Durço Bernardino, explica que a cidade possui 12 trilhas para visitação e prática de esportes como canoagem, observação de aves, entre outros. Porém, o acesso aos locais é restrito.

“Para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de condutores de turismo autorizados pela Prefeitura e pela Fundação Florestal”, ressalta.

De acordo com a prefeitura, as visitas podem ser agendadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO), através dos contatos: (13) 99728-9614, e-mail: [email protected] ou Instagram: @abecotur; ou pela Associação dos Monitores Locais de Bertioga (AMOLB): (13) 99693-7598, e-mail [email protected] ou Instagram: @monitores.bertioga.

Relembre o caso

No último dia 8 de outubro, por volta das 19h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate de 12 pessoas que estavam ilhadas à margem da cachoeira próximo à antiga Casa de Pedra. A corporação solicitou a vinda do Departamento de Operações Ambientais e também foi solicitado apoio da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal de Bertioga.

A Defesa Civil de Bertioga informou que os bombeiros foram ao encontro do grupo durante a noite, porém, houve aumento no nível do rio por conta das fortes chuvas que caíram durante todo o dia. Sendo assim, não foi possível realizar a travessia naquele momento.

O resgate precisou ser retomado no início da manhã de segunda-feira (09/10). A Defesa Civil ressalta que prestou apoio operacional, sendo necessário uma viatura modelo 4×4, por ter tração nas quatro rodas.

Todos os turistas foram resgatados em segurança. Uma mulher de 33 anos sofreu uma entorse no tornozelo e precisou ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada ao Hospital Municipal de Bertioga. Ela recebeu atendimento da equipe multidisciplinar, realizou exames e, após reavaliação, recebeu alta.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS