A escola de samba Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos dos Morros, na madrugada deste domingo (04), foi a segunda escola a desfilar do grupo especial a desfilar no segundo dia de desfiles das Escolas de Samba de Santos. Com o enredo ‘Lá em Peruíbe, Reza A Lenda Que…’, a agremiação levou à passarela, as lendas e a vocação mística que envolve a cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo.
Com o carnavalesco Igor Carneiro, coreografia de comissão de frente por Renata Pacheco e direção geral de carnaval de Márcio Pessi. O desfile da agremiação contou com dois casais mestre-sala e porta-bandeira, 12 alas, três alegorias e cerca de 1100 componentes.
Histórico
A agremiação foi fundada em 28 de janeiro de 1978, no Morro da Nova Cintra, em Santos. A escola é 4 vezes campeã do Grupo Especial e duas vezes no Grupo de Acesso. Atual bicampeã do carnaval santista, a Unidos dos Morros comemorou o título em 2023 apresentando uma homenagem ao empresário português radicado em Santos Armênio Mendes.
Bateria Chapa Quente
A bateria conta com os intérpretes oficiais Ito Melodia e Thiaguinho, mestre de bateria Daniel Correia, a rainha de bateria é a Vânia Ritter e a princesa de bateria Gisele Silva.
Samba-enredo
Compositores: Nikinha, Fábio Alemão, Cabelo, Celso Tom Maior e Márcio Pessi.
O morro é raiz, paixão verdadeira comunidade, escola guerreira Peruíbe hoje vou cantar reza a lenda nessa festa popular será, realidade ou devaneio? Vem viajar entre lendas encantadas perdida civilização guiada por estranhos guardiões davana, mistério desse chão cacique protetor, guerreiro caçador nas águas viu banhar linda juréia nascia assim um grande amor proibido pelo mal, o bem há de vencer, renascer! Abarebebê, abarebebê, daqui pra lá, prá cá ruínas que revelam a ambição imagem refletidas no altar de São João na aldeia, a doçura de um olhar, ô ô singela visão, ariú morada dos deuses terra de riquezas e belezas naturais na lama, poderes medicinais mãe baiana, mãe do ouro, axé surge a bola de fogo proteção pra quem tem fé a bela dama vai te enfeitiçar no céu dourado, prosperidade amigos vêm do espaço sideral na ilha, serpentes, tesouros, segredos taí o meu carnaval!