Bossa Nova vai ditar o ritmo em shopping de Santos

Créditos: Divulgação

Não há nada mais genuíno para a música brasileira do que a Bossa Nova. O ritmo, que surgiu no final dos anos 1950 e protagonizado por Tom Jobim e Vinicius de Moraes conquistou o público e até hoje é ouvido em diversas rodas de samba e demais locais. Em Santos, os 65 anos da Bossa Nova, serão celebrados no Shopping Parque Balneário com uma programação especial.

De acordo com a organização, o evento é uma parceria com o Instituto João Cláudio, através do projeto Leitura e Música, e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A Bossa Nova ganha espaço no Mall a partir do dia 25 de agosto com a exposição “Bossa Sempre Nova”. Uma mostra composta por 16 painéis e 28 imagens com caricaturas, fotos, textos e vídeos (comentários e entrevistas) que irão colocar o visitante em contato com a cronologia da Bossa Nova.

O objetivo da exposição é comemorar os 65 anos da Bossa Nova e prestar uma homenagem aos pioneiros e seguidores desta tão prestigiada manifestação musical.

“Esse é um evento especial preparado com muito carinho para proporcionar aos visitantes a oportunidade de relembrar momentos e canções e mostrar que a Bossa continua atual. Sem dúvida, será um momento inesquecível para todos”, afirma Viviani Fernandes, gerente de marketing do shopping.

Shows

Claro que a Bossa Nova tem que contar com a música tocando e encantando o público. Para isso, dois grandes shows fazem parte da programação que celebra o momento.

Na noite do dia 25 de agosto, data da abertura oficial da exposição, uma apresentação intimista que traz Betho no violão, Inês na Voz e Toninho no teclado, irá relembrar diversas canções, além de um bate-papo com narrativa sobre a histórias da Bossa Nova e curiosidades sobre as canções, interpretes e composições.

No dia 03 de setembro, a partir das 17 horas, o show musical estará a cargo da Banda Betho Alves, formada por um quarteto, onde juntos irão tocar e cantar o melhor da bossa, reunindo a qualidade e a musicalidade dos clássicos de Carlos Lyra com Menescal e com Ronaldo Bôscoli, de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Donato, Marcos Valle, Johnny Alf e Durval Ferreira entre outros.

De acordo com João Cláudio, presidente do Instituo João Claudio, os shows dentro da exposição Bossa Sempre Nova – 65 anos, irão proporcionar um encontro com o público que viveu os tempos áureos do gênero musical carioca e que aprecia a boa MPB, além de possibilitar a apresentação de um repertório primoroso aos jovens de hoje.

Conheça a Bossa Nova

A Bossa Nova surgiu no final da década de 50, quando compositores, instrumentistas e cantores intelectualizados, influenciados pelo jazz americano e pela música erudita, criaram um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo.

O diferencial desse movimento eram suas letras que, diferente dos sucessos de até então, abordavam temáticas leves e descompromissadas. A forma de cantar também se diferenciava da que se tinha na época. Era um “canto-falado” ou “cantar baixinho”, com texto bem pronunciado, de tom coloquial, em lugar da valorização da grande voz.

Ao falar de Bossa Nova, é impossível não lembrar de Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Menescal, Nara Leão, Baden Powell e tantos outros músicos consagrados.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS