RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Caminhada no Maracanã marca ações do Setembro Amarelo em Praia Grande

Iniciativa da Academia da Saúde promove diálogo sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

Dia Mundial da Saúde terá caminhada Passos + Saudáveis na Lagoa
Foto: divulgação

A Academia da Saúde Maracanã realizará, nesta quarta-feira (10), uma caminhada de conscientização dentro da campanha Setembro Amarelo. O evento começa às 8h30, com ponto de encontro na sede da academia, na Avenida Cesar Rodrigues Reis, nº 750.

O percurso será feito no Parque de Lazer Maracanã, em frente à Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro. Após a caminhada, os participantes poderão participar de um bate-papo com profissionais da saúde sobre os cuidados com a saúde mental.

Atividade física também ajuda na saúde mental

A ação faz parte do esforço da cidade para reforçar a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Segundo o educador físico Maurício Augusto, da Academia Maracanã, os benefícios das atividades vão além do corpo.

“O convívio social, a integração e a interação das pessoas que frequentam a academia contribuem positivamente não só para o corpo como para a mente, melhorando a autoestima e proporcionando maior bem-estar”, afirma.

Além disso, as atividades promovidas pelas Academias da Saúde ajudam a prevenir doenças e incentivam hábitos saudáveis, o que colabora com o equilíbrio emocional dos participantes.

Usafas oferecem acolhimento e orientação

Praia Grande conta com 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas). Esses espaços funcionam como porta de entrada para os serviços de saúde pública no município.

Durante o mês de setembro, as equipes realizam ações nas salas de espera e em grupos comunitários. O objetivo é ampliar o acesso à informação e mostrar que buscar ajuda é um sinal de força, não de fraqueza.

Os médicos da família estão preparados para atender casos leves de transtornos psicológicos. Caso haja necessidade de acompanhamento especializado, os profissionais encaminham os pacientes aos CAPS.

CAPS atendem casos mais graves

A cidade possui quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que acolhem pessoas com transtornos mentais de maior gravidade. Esses locais também atendem diretamente pessoas que preferem um espaço mais reservado do que as Usafas.

Confira os endereços:

  • CAPS II – Boqueirão: Rua Cidade de Santos, 89 – Boqueirão
  • CAPS II – Mirim: Rua Nossa Senhora da Conceição, 400 – Mirim
  • CAPS Infantil (CAPS I): Rua São Bernardo, 401 – Boqueirão
  • CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD III): Rua São Caetano, 400 – Boqueirão

Canal de apoio emocional está disponível 24h

Além da rede pública municipal, qualquer pessoa pode buscar apoio emocional por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV). O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia e pode ser acessado pelo telefone 188. Não há cobrança de ligação, e o atendimento é totalmente sigiloso.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Compromisso com a vida

A caminhada promovida pela Academia da Saúde Maracanã representa um esforço concreto para chamar a atenção da população sobre a importância de cuidar da mente.

Por meio da integração entre atividades físicas, rodas de conversa e atendimento especializado, a cidade fortalece sua rede de acolhimento e promove o bem-estar da comunidade.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.