Agosto chegou e com ele a campanha de incentivo ao aleitamento materno. Em Santos, começou a Campanha Agosto Dourado e o lançamento foi na Sala Princesa Isabel. Ao longo de todo o mês de agosto, serão realizadas diversas atividades em toda a Cidade, capitaneadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Capep-Saúde, além de iniciativas apoiadas pela municipalidade.
Uma linda homenagem aconteceu nesta terça-feira (1º), com cinco mulheres reconhecidas por sua atuação em prol do aleitamento materno em Santo. Elas receberam um certificado e o laço na cor dourada, que remete ao padrão-ouro de qualidade do leite materno.
A vice-prefeita Renata Bravo, que também é Secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, destacou a importância da defesa das mulheres também no que tange ao aleitamento.
“Ainda há preconceito em contratar mulheres mais jovens. São preteridas porque podem engravidar. A mulher que deseja ter filhos, que precisa amamentar, não pode ser vista como inferior. Ela pode dar conta do trabalho. O afastamento é justo e necessário”.
Já a presidente em exercício da Capep-Saúde, Tatiana Ribeiro, lembrou os desafios do aleitamento para a mulher que trabalha e a importância da “divulgação e orientação sobre um assunto que impacta a vida de todas as pessoas e não apenas da mãe e do bebê”.
Taís Viana, do Programa de Atenção à Saúde do Mutuário da Capep-Saúde, reforçou a importância do aleitamento exclusivo até os 6 meses de vida do bebê, com continuidade de forma parcial até que complete 2 anos de idade. “Boas práticas trazem benefícios para a saúde da mãe e do bebê, não se trata de ideologia, são conhecimentos científicos. O aleitamento previne diarreia, infecções respiratórias e alergias. Quando o ambiente de trabalho da mãe não é favorável, ocorre o desmame precoce”.
O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, que também é obstetra, enfatizou que o leite materno é composto por imunoglobulinas, responsáveis pela proteção do bebê, que não são possíveis reproduzir no leite artificial.
“O aleitamento na primeira hora de vida do bebê é de suma importância. Atualmente, durante a cesariana ou parto normal, o bebê já é colocado para mamar”.
Foram homenageadas Ana Carolina Dill de Quadros de Matos, terapeuta ocupacional; Ana Laura Benevenuto de Amorim, nutricionista; Alessandra Fernandes Loureiro, fisioterapeuta; Késia Damascena Winter de Morais, fisioterapeuta e Sandra Abreu, enfermeira obstetra.
Iniciativas
Também nesta terça, teve início o Simpósio de Aleitamento Materno – Amamente 2023, no Sesc de Santos, do qual a Prefeitura é apoiadora, por meio da apresentação de palestras sobre iniciativas adotadas na rede municipal de saúde.
Outros destaques da Programação do Agosto Dourado são os dois dias de Mamaço em Santos: um na região da orla e outro na Zona Noroeste. No próximo sábado (5), às 15h, o encontro acontece no Clube Internacional de Regatas (Av. Alm. Saldanha da Gama, 5 – Ponta da Praia) e no dia 12, no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº – Bom Retiro), às 13h, com chá de bebê solidário.
Toda a programação do Agosto Dourado e os locais podem ser conferidos aqui: