Aberta ao público, a campanha inclui a realização de testes para Hepatite C, nesta quarta-feira (5) e na quinta-feira (6), das 9h às 15h, no Ambulatório de Especialidades do Hospital, na Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 220
Reportagem: FABIO GARCEZ
Imagens: PAULO BARRIO
A testagem é rápida, gratuita, indolor e com resultado imediato. Em caso de teste positivo, profissionais capacitados estão aptos para orientação e encaminhamento para o devido tratamento. Não é preciso estar em jejum para fazer o teste.
Objetivo – A campanha tem por objetivo ampliar a orientação sobre prevenção às hepatites e informar sobre as características da enfermidade, formas de contágios, além da realização de testagem rápida para Hepatite C, para a qual não há vacina. Contudo, existem medicamentos que aumentam as chances de cura e diminui o tempo de tratamento aos pacientes.
Hepatite – Trata-se de uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de medicamentos, álcool e drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas e nem sempre apresenta sintomas. Quando os sintomas surgem, os mais comuns são: dor abdominal, urina escura, fezes claras e pele e olhos amarelados. No Brasil, os tipos de hepatites virais mais comuns são: A, B e C.
Vacinas – Dos três principais tipos de hepatites no país, as tipos A e B têm vacinas disponibilizadas na rede pública de saúde. No entanto, para a Hepatite C, principal causa de transplantes de fígado, não há vacina. Assim, a atenção à prevenção precisa ser redobrada.