A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada mais uma vez nas nove cidades da Baixada Santista. Com isso, a aplicação das doses se encerraria nesta quinta-feira (31/08), agora vai ser prorrogada até o dia 15 de setembro, mas há a possibilidade de extensão, para encerrar os estoques.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é aumentar o número de pessoas dos grupos prioritários imunizados, contribuindo para a meta nacional estipulada de 90%.
A campanha deste ano tinha como meta imunizar, prioritariamente: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Abaixo o cenário de cada cidade da Baixada Santista:
Santos
Em Santos, as doses da vacina contra a Influenza serão disponibilizadas até o final dos estoques nas policlínicas. O atendimento acontece, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Aos sábados, a aplicação das doses acontece nas unidades divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Santos, das 9h às 15h30. Qualquer pessoa a partir dos 6 meses de vida pode ser vacinada.
São Vicente
Em São Vicente, a vacinação contra a Influenza será prorrogada por tempo indeterminado até que os imunizantes em estoque sejam aplicados. A vacina contra a gripe está liberada para todos os moradores acima de 6 meses, em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
A Prefeitura ainda reiterou que o posto fixo de vacinação do Brisamar Shopping aplica a vacina de segunda a sábado, das 10h às 19h. Já foram aplicados mais de 87 mil imunizantes contra a influenza, representando 73,84% do público-alvo.
Guarujá
Em Guarujá, a campanha de vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 15 de setembro. O município ainda revelou que conta com doses suficientes para suprir a demanda, e que, até o momento, 93.454 doses imunizantes foram aplicadas, representando uma cobertura vacinal de 56% do público alvo.
A aplicação das doses acontece, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em 20 unidades de saúde diferentes, entre Unidade Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), para população geral acima dos 6 meses.
Praia Grande
De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, o município seguirá com a imunização para população acima de 6 meses enquanto durarem os estoques. Todas as unidades de saúde do município estão abastecidas e a imunização segue nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Aos sábados, domingos e feriados, a imunização ocorre das 9h às 15h, no Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais (Cemas), na Rua Thomé de Souza, n°1.313, no bairro Aviação.
Cubatão
Em Cubatão, os imunizantes contra a Influenza seguirão sendo aplicados até o dia 15 de setembro para pessoas a partir dos 6 meses de idade, incluindo munícipes acamados atendidos regularmente pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).
O atendimento acontece, das 8h30 às 16h, em 13 unidades de saúde do município, entre as Unidades de Saúde da Família e as Unidade Básicas de Saúde (UBS), com exceção da USF Morro do Índio, que encontra-se em reforma.
Itanhaém
Em Itanhaém, a aplicação dos imunizantes ocorre em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O município revelou ter doses suficientes para seguir realizando as imunizações para o público a partir dos 6 meses de vida.
Bertioga
Em Bertioga, os imunizantes serão aplicados para população geral acima dos 6 meses até que todo o estoque do município acabe. O atendimento acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto em feriados e pontos facultativos.
Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá comunicou que seguirá as determinações do Governo do Estado. No total, o município conta com 3.100 doses disponíveis em todas as nove Unidades de Saúde da Família. O atendimento acontece, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A vacina está disponível para todas as pessoas com mais de 6 meses de vida.
A Prefeitura de Peruíbe foi procurada, mas até a publicação desta reportagem, não houve resposta. Assim que retornarem, terão a resposta divulgada.