Começaram as obras de revitalização da Avenida Pinheiro Machado (Canal 1), em Santos e um dos trabalhos realizados é a implantação de novos passeios no padrão “Calçada para Todos”. As novas calçadas estão sendo colocadas entre as vias Presidente Wilson e Floriano Peixoto, sentido praia-Centro.
Segundo a prefeitura, os serviços começaram nesta terça-feira (22), após a construção dos novos meios-fios e sarjetas, um terço dos quais já concluídos. Com 144,69m, o denominado trecho 9 integra a primeira fase de intervenções da Prefeitura na via, iniciada no último dia 9.
Nesta etapa inicial, a administração explica que há outra frente de trabalho entre as ruas Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido Centro-praia, com 130m, identificado como trecho 8.
O projeto da Administração envolve melhorias no sistema de drenagem da avenida, construção de passeios acessíveis e novo pavimento asfáltico, além de recomposições pontuais da ciclovia, taludes e muretas do canal.
Segundo a prefeitura, os trabalhos tem prazo para serem concluídos em junho de 2025.
Diminuição dos impactos
Para minimizar os impactos e agilizar os serviços, a prefeitura informa que os 2.240 metros da Pinheiro Machado foram divididos em 16 trechos e os serviços serão realizados em 12 etapas, sendo quatro delas com duas frentes de trabalho. Nos principais cruzamentos, os trabalhos serão executados em meia pista, mantendo as demais liberadas ao tráfego de veículos.
De acordo com o secretário Wagner Ramos, titular da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras, a separação por trechos teve a preocupação de não interditar dois pontos de ônibus consecutivos.
“Além disso, alguns serviços, a exemplo sinalização horizontal, serão executados no período noturno, de forma a minimizar o impacto no trânsito”.
A interdição parcial das pistas, frisou o secretário, ocorrerá quando da realização dos serviços de demolição e recomposição de guias, sarjetas e passeios, e ainda para a construção das baias de ônibus após a renovação asfáltica.
“Já a interdição total será necessária para a recomposição da sub-base da pista, serviços de melhoria no sistema de drenagem, fresagem, aplicação do binder e pavimentação”.
Fases da obra
A segunda etapa do projeto envolve os trechos da Pinheiro Machado entre as ruas Ana Nery e Antonio Bento de Amorim, sentido Centro-praia (trecho 7), e entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério, sentido praia-Centro (10).
Na fase seguinte, serão contemplados os segmentos entre as ruas Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral (Centro-praia, 6), e Francisco Glicério e João Caetano (praia-Centro, 11). Na sequência, os trechos entre as avenidas Presidente Wilson e Floriano Peixoto (1), e entre as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça (5), ambos no sentido Centro-praia.
A quinta etapa envolve a área entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério (Centro-praia, 2), seguindo-se os trechos entre as vias Francisco Glicério e João Caetano (Centro-praia, 3), e as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça (sentido praia-Centro, 13).
Depois, serão atendidos os trechos 16, entre as ruas Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima (Centro-praia); 14, entre as ruas Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral, e 15, entre as ruas Álvares Cabral e Antônio Bento de Amorim, ambos no sentido praia-Centro.
O projeto se completa com o atendimento entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes (Centro-praia, trecho 4), e, na 12ª etapa, o segmento entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes (praia-Centro,12).