O Outubro Rosa, mês de conscientização para o tratamento do câncer de mama, geralmente é referido as mulheres e até mesmo aos homens. Mas engana-se quem acredita que a doença só é acometida aos humanos. Os pets também estão sujeitos ao câncer de mama. Em Guarujá, a Unidade de Vigilância em Zoonoses promove o “Outubro Rosa Pet”.
Segundo a administração, o evento, que ocorre a partir desta segunda-feira (23/10) até quarta-feira (25/10) das 9 às 11 e das 14 às 16 horas, será uma campanha de conscientização com vacinação antirrábica, orientações e entrega de materiais informativos sobre a doença, como diagnosticar e tratá-la.
Especificamente sobre a vacinação do animal (antirrábica), os tutores precisam fazer o agendamento antecipado pessoalmente na sede da Unidade de Zoonoses. O animal obrigatoriamente precisa estar acompanhado de uma pessoa maior de 18 anos.
Ainda segundo a Unidade de Vigilância de Zoonoses, não podem ser vacinados pets que usam antibiótico ou antiinflamatório, recém-operados ou com cirurgias agendadas para os próximos 30 dias, ou aqueles que têm menos de um ano de intervalo entre as doses de vacinação.
A Unidade de Vigilância em Zoonoses fica na Avenida Adriano Dias dos Santos, 303, no Jardim Boa Esperança.
Conheça o câncer de mama animal
O câncer de mama, também conhecido como carcinoma mamário, é uma doença onde ocorre o crescimento irregular das células do tecido, fazendo com que surjam tumores nas mamas, principalmente em animais que não foram castrados.
Os tumores podem ter diferentes tamanhos e serem firmes ou duros. Dentre as causas, as mais comuns são o uso de anticoncepcionais em animais, sendo isso altamente não recomendado, e a obesidade.
Durante o “Outubro Rosa Pet” na Unidade de Zoonoses, caso a equipe identifique no animal, sintomas referente ao câncer ou demais complicações, o munícipe deve levar seu pet à Superintendência de Bem-Estar Animal. O endereço fica na Rua Maria Lídia Rêgo Lima, 301, no Jardim Conceiçãozinha ou entrar em contato pelo telefone: (13) 3387-7197.