A Prefeitura de Praia Grande encerrou um importante ciclo de capacitação para 900 ambulantes, realizado ao longo do mês de agosto. O principal objetivo da iniciativa, promovida pelas Secretarias de Assuntos Institucionais (Seai) e de Finanças (Sefin), foi fortalecer a gestão dos negócios e impulsionar o comércio local. A participação no curso, que aconteceu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, foi obrigatória para a renovação das licenças de trabalho.
Com uma frequência mínima de 75% exigida, o programa abordou temas essenciais para a sustentabilidade dos negócios. Em uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os participantes receberam conhecimentos práticos para lidar com os desafios do cenário econômico atual.
Aprimorando a gestão e as vendas
Segundo o consultor financeiro do Sebrae, Rodrigo Martins, as conversas foram “muito interessantes”. Ele destacou a relevância do controle financeiro, especialmente em um ano com desafios como a queda nas vendas. Por isso, o curso enfatizou a necessidade de aplicar técnicas de negociação para conseguir melhores preços, prazos e produtos que agradem mais aos clientes.
Além disso, Martins ressaltou a importância da disciplina e da separação entre gastos pessoais e profissionais. O curso também abordou a elaboração de um planejamento de compras eficiente, levando em conta as sazonalidades do mercado. Outro ponto importante, a capacitação incentivou os ambulantes a inovar para atrair e fidelizar clientes.
Impacto positivo e legalidade
Os participantes valorizaram os ensinamentos. Geraldo Oliveira, por exemplo, demonstrou sua satisfação: “Conhecimentos como esses são essenciais para continuarmos nos aprimorando e melhorando também os nossos negócios. Só temos que agradecer por todos os aprendizados que são trazidos para nós”.
A capacitação está prevista na Lei Complementar nº 779 de 2018, que visa garantir a legalidade das atividades dos permissionários no Município. Para mais informações sobre o curso ou a renovação das licenças, os interessados podem entrar em contato com a Seai, pelo telefone (13) 3496-5391, ou com a Sefin, pelo WhatsApp (13) 3496-2000, selecionando a Opção 1.



