Diversos caranguejos da espécie Uçá foram achados e apreendidos durante operação da Polícia Militar Ambiental Marítima em Peruíbe. Os crustáceos estavam prestes a serem vendidos e o responsável pela comercialização irregular foi multado em quase R$ 3 mil.
Segundo a companhia, o caso ocorreu nesta quinta-feira (19/10), quando a Operação Impacto e Piracema eram cumpridas, com o objetivo de impedir a caça e pesca durante o período de defeso. Ou seja, época de reprodução do caranguejo, onde nenhum animal pode ser capturado.
Ao passarem por um mercado de peixes sobre uma banca de pescados, os policiais encontraram vários caranguejos-uça, pré-cozidos expostos a venda. De imediato foi solicitado às documentações pertinentes dos crustáceos devidos estarem em período de defeso.
Questionado se possuía a declaração de estoque em seu nome ou nota fiscal referente à compra ele não informou. Assim, recebeu a multa no valor de R$2.911,20 em multa por “comercializar pescados provenientes da apanha proibida”. Além disso, também levou sanção pelo descarte dos caranguejos no canal do estuário de Santos.