A UME Auxliadora da Instrução, no Estuário, em Santos, esteve lotada neste sábado (30/09), mas não de alunos. O dia foi reservado para a esperança de centenas de pessoas, que sonhavam por recolocação ao mercado de trabalho e emprego. Aconteceu a 6ª edição da Caravana do Emprego, Oportunidades e Cidadania, realizada na UME Auxiliadora da Instrução, no Estuário.
Segundo a administração, a Caravana é uma parceria entre a Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego (Seport) e a Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher). Reúne, sempre em um bairro diferente da Cidade, diversos serviços oferecidos pela Administração Municipal relacionados a emprego, saúde, educação, empreendedorismo, cidadania, assistência jurídica e atividades esportivas.
Muita gente buscava o cadastramento e envio do currículo em busca de emprego. Mas também aproveitaram para verificar a saúde e buscar demais serviços.
“É uma ação que a gente faz tradicionalmente uma vez por mês em algum ponto do Município. Hoje havia 80 vagas disponíveis para as pessoas que vieram e se inscreveram. Às vezes, o morador não tem a oportunidade de se deslocar até a Prefeitura ou algum posto municipal, então nosso objetivo é levar esses serviços à comunidade, nos integrando com ela”, explicou a vice-prefeita e também secretária municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo.
“Nosso foco é possibilitar que, cada vez mais, as pessoas tenham acesso à qualificação profissional, tenham oportunidades. Nós sabemos que o emprego é a melhor política social, pois faz a pessoa levar comida para casa, cuidar da família e contribuir para a sociedade”, disse o secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi.