Uma carga de grãos descartada em uma área onde fica localizada uma linha férrea, no bairro Vale Verde, em Cubatão, pegou fogo. Segundo um vídeo publicado nas redes sociais, a empresa Rumo Logística teria feito o descarte irregular do material. A carga ficou dias pegando fogo, o que prejudicou moradores próximos ao local em que se encontrava a carga por conta da fumaça emitida pela queima.
Informações preliminares afirmam que os grãos estavam pegando fogo desde domingo (6). A reportagem do portal TH+ entrou em contato com a Prefeitura de Cubatão, com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e com a Rumo Logística para esclarecimento dos fatos.
A Prefeitura de Cubatão, via setor de fiscalização da Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, afirmou em nota, que apagou o fogo para que não se alastrasse, e também notificou a empresa sobre o referido incidente, que realizou o recolhimento após a notificação. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal acionou imediatamente a Cetesb sobre o assunto.
Segundo a Cetesb, técnicos da companhia foram ao local para vistoria e analisarão a causa do acidente para tomar as medidas cabíveis.
A Rumo Logística, em nota, informou que o vídeo circulado nas redes sociais, que mostra a queima de resíduos às margens da ferrovia, refere-se a um descarte irregular realizado por terceiros e que não há ligações com a empresa. Também ressalta que a operação ferroviária não gera lixo doméstico e que não realiza e nem autoriza nenhum tipo de descarte na faixa de domínio da ferrovia.
Ainda na nota, a Rumo afirma que registrou um boletim de ocorrência e que assim como a comunidade local, a empresa também é vítima desse tipo de ação, que representa risco à segurança e ao meio ambiente.
Em caso de flagra de descarte irregular nas áreas da ferrovia, a população pode realizar uma denúncia pelo telefone 0800 701 22 55.



