Os peregrinos foram homenageados, e uma mão em posição de oração em um dos carros alegóricos da Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 representaram o principal tema da noite para os xisnoveanos: a fé em Nossa Senhora.
Sendo a terceira escola do grupo especial a desfilar na passarela Dráuzio da Cruz, a conhecida como “pioneira”, escolheu o enredo “Peregrinos de fé, Oh Mãe Negra, meu samba é minha oração”, e falou sobre a saga dos devotos de Nossa Senhora em suas peregrinações à cidade de Aparecida do Norte. A fé, as promessas, as dificuldades durante o trajeto, a superação até a chegada diante da Basílica e o agradecimento à Padroeira são passagens que foram lembradas, além de um clamor de amor e paz ao mundo.
Os cerca de 1400 componentes foram distribuídos em 18 alas, contando muita história bonita, que emocionaram o público, em especial, os devotos da santa. Três carros alegóricos e um quadripé chamaram a atenção na avenida.
A agremiação não teve nenhuma intercorrência durante o desfile, finalizando a passagem na passarela Dráuzio da Cruz dentro do tempo limite de 55 minutos.








História
O carnaval de 2024 não foi dos melhores para a escola, que teve problema com um carro alegórico logo no começo do desfile, atrasando a entrada em 20 minutos. Diante do ocorrido, a pioneira ficou em 5º lugar do grupo especial.
As cores verde, vermelho e branco representam este grêmio recreativo, que já levou o título de 1º lugar 19 vezes nos seus 80 anos de história.
Samba-enredo
Compositores: Toninho 44, Joãozinho Oliveira, Jorginho Karwaski, Edirley Fernandes, Rodrigo Correia, Júnior, Lúcio Nunes e Gustavo Santos
Lá vou eu
Em romaria vou saudar a padroeira BIS
80 anos de um amor maior
O teu nome eu sei de cor
X-9, eterna Pioneira
Sou eu, um xisnoveano em oração
Movido pela fé na procissão
Um mar de gente invadindo a passarela
A luz de deus, sou mais um peregrino a caminhar
Macuco, te prometo, hei de voltar
Com a vitória pro altar do samba
Em teu louvor, essa promessa é minha guia
Em cada passo sinto a tua companhia
Retinta, imaculada santa
Negra mãe, segura minha mão, oh senhora! BIS
Reflete no teu manto essa magia
Abençoai, Virgem Maria
Feitos e milagres são a inspiração
Força e coragem pra seguir
O pó na estrada na garganta dá um nó
Se mistura no suor e a chuva lava a alma
Amanheceu
O sol brilhou no horizonte
Na paisagem vejo ao longe
A gloriosa Aparecida
Cheguei, aos teus pés ajoelhei,
Ao ouvir a multidão cantei em uma só voz
Ao mundo que precisa muito mais
Do teu reino, de amor e paz
Rogai por nós



